Recreação lazer 2
É fácil ouvir as pessoas falarem de recreação e lazer como sinônimos, ou seja como não sabem diferenciar os temas, empregam mal os seus usos. Para iniciar falando sobre isso, podemos nos referir ao tempo em que as pessoas destinam na vida para as mais diversas ocupações. Conforme Cavallari e Zacharias (1994), o TEMPO TOTAL de uma pessoa é caracterizado por todo o seu tempo e pode ser subdividido em três partes, que não têm necessariamente a mesma duração, dependem da prioridade de cada um.
Podem ser:
TEMPO DE TRABALHO: tempo utilizado em compromisso, com responsabilidade, obrigação e envolve retorno financeiro, como exemplo podemos citar o tempo em que um professor leva para preparar a sua aula, e não somente o tempo em que está envolvido diretamente na atividade, que é segundo os autores citados, o horário de trabalho, e é importante ressaltar também que o tempo de estudo, na escola e for a dela, é considerado um tempo de trabalho.
TEMPO DE NECESSIDADES BÁSICAS VITAIS: é o tempo destinado para a realização das necessidades sem as quais o ser humano não vive, como: sono, alimentação, necessidades fisiológicas e higiene.
TEMPO LIVRE: é o que sobra em termos de tempo em relação às outras subdivisões, ou seja é o tempo total de uma pessoa diminuído daí o tempo de trabalho e o tempo de necessidades básicas vitais. E é exatamente neste tempo livre que as pessoas têm seu tempo de lazer, onde o fato de alguém apresentar predisposição para
realizar alguma atividade lúdica (se divertir, entreter-se) demonstra que essa pessoa está em uma situação de lazer e a partir do momento em que concretiza essa vontade, ela está tendo sua recreação.
A recreação não é necessariamente uma atividade, mas uma circunstância, uma atitude. A atividade que um indivíduo pratica e assim atinge sua recreação, chama-se de atividade recreativa ou atividade lúdica. Mas é importante observar que nem toda a atitude realizada fora do tempo de trabalho ou do tempo de necessidade básicas vitais, é lazer, pois para ser considerada como tal, tem que apresentar o componente lúdico.
Um exemplo é ir a uma festa a qual não se tem vontade de ir, porém se decide por ir apenas por obrigação, o que se chama de obrigações sociais. Exemplos similares podem ser: ida a um aniversario, compras do dia a dia, dentre outros.
Baseando-se nestas discussões, Cavallari e Zacharias (1994), definem lazer e recreação da seguinte forma:
instintivamente, dentro do seu tempo livre, em busca do lúdico, que é a
diversão, alegria, entretenimento.
• RECREAÇÃO é o momento ou a circunstância que o indivíduo escolhe
espontaneamente e através da qual se satisfaz suas vontades e anseios
relacionados ao seu lazer.
Com base nesta didatica professor Genielson vem desempenhando um ótimo trabalho com os alunos da escola, trazendo assim espirito de coletividade e respeito mutuo a tona!


6 comentários:
:p muito bom adoro faser recreaçao e lazer
6ºAno A
adoro fazer recreação elazer e super legal
Recreação lazer muito legal :P
acho muito bacana recreaçao e lazer gosto muito o cupa meu tenpos livre
è muito legal
fabyane mayra 7 ano A
RECREAÇAO E LAZER E A AULA MAIS LEGAL
JOAO VITOR FRANÇA de OLIVEIRA
Recreação e lazer é muito legal, e as outras aulas tambem
Daniel Almeida Rondon 8° ano B
Postar um comentário